18 janeiro 2008

A piada de 17/01/2007



Mais uma granada sem pino nas mãos dos gamers brasileiros. Não sei se o "dia da piada" já foi institucionalizado, mas dou a sugestão para que o dia 17/01 seja a data. O motivo? Vou copiar na íntegra de um forúm (muito bacana por sinal) do qual participo, pois enfim, por enquanto, como diz uma personagem do seriado global Toma lá dá cá: "prefiro não comentar".

Futuramente faremos uma abordagem mais detalhada sobre o assunto dependendo do caminho dessa história, já estou vendo por aí na mídia a repercussão positiva ou negativo do acontecida. Triste =(

"Desde a última quinta-feira (17), "EverQuest" e "Counter-Strike" começaram a ser apreendidos em Goiás pelo Procon - a decisão, contudo, se estende por todo território nacional -, por serem "considerados impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor". A decisão foi proferida pelo Juízo da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais e publicada no site oficial do Procon/GO.

Em aparente alusão ao mapa cs_rio, ambientado em uma favela brasileira, "Counter-Strike" é descrito como um jogo em que "traficantes do Rio de Janeiro seqüestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros". O texto ainda afirma, sem citar nomes ou pesquisas, que "na visão de especialistas o jogo ensina técnicas de guerra".

Quanto à "EverQuest", de acordo com o texto o RPG online "leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos 'pesados'; pois as tarefas que este recebe, podem ser boas ou más".

Para o Procon/GO, "os jogos violentos ou que tragam a tônica da violência são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais".

No site, o Procon/GO diz ainda que qualquer consumidor goiano que se deparar com a comercialização ou distribuição de "Counter-Strike" ou "EverQuest" pode acionar o órgão, visando a apreensão dos produtos.

No Brasil, todos os jogos comercializados oficialmente são classificados por faixa etária pelo Ministério da Justiça. "Counter-Strike" é vendido para maiores de 18 anos, enquanto "EverQuest" não possui distribuição oficial no país. No passado, quando ainda não havia a política de classificação, já foram banidos do país jogos como "Carmageddon", "Postal" e "Grand Theft Auto".

EA divulga nota sobre proibição de "Counter-Strike"; leia

Na tarde desta sexta-feira (1Cool, a Electronic Arts, que distribui "Counter-Strike" no país, manifestou-se oficialmente sobre a proibição da comercialização e distribuição do game em território nacional.

Leia a nota na íntegra:

A EA ainda não foi notificada pela Justiça, mas esclarece que itens como traficantes, a cidade do Rio de Janeiro, favela, trilha sonora funk e pontuação extra por matar PMS, não fazem parte do jogo original. Estas modificações foram criadas por pessoas que não têm qualquer tipo de ligação ou relacionamento com ambas as empresas e que dispuseram seu download gratuitamente pela internet. A EA aguarda notificação judicial para poder tomar as devidas providências.

Desde a última quinta-feira (17), "Counter-Strike" e "EverQuest" começaram a ser apreendidos em Goiás pelo Procon - a decisão, contudo, se estende por todo território nacional -, por serem "considerados impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores, em ofensa ao disposto nos artigos 6, I, 8, 10 e 39, IV, todos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor". A decisão foi proferida pelo Juízo da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais e publicada no site oficial do Procon/GO.

Aparentemente, ação ainda se restringe apenas ao Procon de Goiás - em São Paulo, por exemplo, o órgão ainda analisa o caso."

Fonte | Fórum Pcs

17 janeiro 2008

Detone o game



Quem é gamer de verdade sabe o que significa a palavra detonado e o quão bom é depois de passar horas empacado em um jogo descobrir um guia para salvá-lo da tormenta. Os gamers mais puristas não importa a plataforma, são contra os "passo a passo", acreditam que acabam a real vivência com o games.



A game pixel não enxerga desda forma, afinal um detonado é um manual de instruções como qualquer outro, não acredito que esses jogadores puristas montem um castelo de lego pela primeira vez sem o pequeno manual. Para os jogadores de pc, infelizmente a atenção das revistas especializadas e grandes sites de games quase sempre se volta para títulos de consoles quando apresenta algum detonado e nós, "hardcore extreme pc gamers" ficamos a ver navios quando precisamos daquela dica. Acabamos recorrendo a fóruns correndo o risco de ler em um post qualquer o final daquele empolgante jogo.



Como saída para essa pouca atenção de detonados para a plataforma pc, apresento o portal gamepressure, nele temos uma dos mais completos serviços da internet de games para pc. O portal é dividido em três regiões, game guides com os detonados, game pedia com uma grande enciclopédia de games para pc, e free web games com um abundante material sobre o assunto. Os grandes títulos para pc acabam sempre dando as caras em um rico guia (em inglês), muito bem escrito e com a ótima opção de download da versão pdf do detonado. O
gamepressure ainda possui um fórum e uma divertida área com as propagandas de games veiculadas na televisão, a add tv games, para todas as plataformas.

Detone | gamepressure.com

16 janeiro 2008

Rainbow Six: Vegas 2 à espreita



Quando o primeiro título do Rainbow Six: Vegas deu as caras o mundo se impressionou com os gráficos e o peso do jogo, afinal não era para menos, foi o primeiro jogo de ação que utiliza a popular Unreal Engine 3 da Epic a chegar às prateleitas. Matéria em diversos site o intitulavam como o "jogo que fez uma 8800Gtx chorar". Pesado ou não a ubisoft nos presenteou com mais um ótimo jogo da série do tio Rainbow Six, que inclusive saiu para outras plataformas nexte gen.



Uma continuação Vegas parecia inevitável, o que apenas se confirmou nas últimas semanas com a divulgação das screenshots da sequência. Os colegas da gamespot já brincaram com o jogo que chegará para Pc, Xbox 360 e Ps 3 em Março deste ano. Guy Cocker da gamespot Uk (nome infeiz não?) experimentou e nos conta sua experiência com Tom Clancys Rainbow Six: Vegas 2.



Estarão disponíveis 11 novas armas na continuação que partirá exatamente onde o primeiro Rainbow Six: Vegas parou. A engine agora revisada possivelmente nos trará gráficos mais bonitos e leves, seria muito triste ler uma notícia como "Rainbow Six: Vegas 2 faz uma 9800gx2 chorar". A ubisoft ouviu os bons comentários sobre o multiplayer do primeiro título e investiu mais nessa sequência, a campanha single player nos trará de 10 a 12 horas de jogo e para o multiplayer o disco nos presenteia com 13 mapas para as partidas online. Agora é aguardar o lançamento do demo, já estou com medo, se continuar como em 2007, a média do tamanho dos demos em 2008 deverá ser de 2gb, coitados dos nossos gargalos rígidos.

Para matar a curiosidade a Ubisoft liberou um vídeo (que lembra bastante uma das fases do primeiro jogo) do game com opção para download da versão HD, confira.



Fonte | gamespot

15 janeiro 2008

Dave, um cara perigoso



Relendo as postagens sobre games em meu outro blog, trouxe o Dangerous Dave para o gamepixel, onde se sentirá mais confortável, afinal se trata de um genuíno jogo para computador da época em que Pixel Shader deveria ser algum personagem de Star Trek. Em meu primeiro pc, ainda na sua única centena de Mhz eu fazia a festa com o perigoso Dave. Era um desafio caçar todos aqueles diamantes sempre nos piores locais da tela.

Lançado em 1990 é nativamente um jogo frente ao seu tempo, ou não notaram a tela widescreen ?
Passados 18 anos, o Dave continua perigoso e alcançou liberdade, hoje é um abandonware (basicamente software abandonado). E pode ser encontrado de graça no portal abandonia.com. Mate a saudade ou conheça-o em sua maioridade.

Dangerous Dave | Download

14 janeiro 2008

Coputador High-End no Brasil. Montar ou comprar pronto?



High end

É normal em publicações sobre tecnologia o uso de termos em inglês, o título desta matéria não foge dessa situação para tratar sobre computadores equipados com as mais recentes tecnologias e hardware. Em qualquer local do planeta montar ou comprar um computador que atenda essas características sai bastante caro, mas como para todo produto existe um público destinado, o mesmo ocorre com as configurações de ponta. Geralmente são encontradas em posse de usuários avançados que preferem montar o próprio computador à comprar soluções prontas de fábrica, reza a lenda que sai bem mais barato. Mas aqui no Brasil, será que sai mesmo?

Para essa experiência reunimos três empresas já tradicionais em computadores de fábrica. Duas brasileiras a Preview Computadores e Mouses.com.br, e uma americana a Dell, muito estimada inclusive entre os usuários avançados. Para os defensores dos computadores estilo Jack Estripador, por partes, montamos na Hardstore uma configuração high end semelhante às oferecidas pelas três empresas. O motivo de escolher a loja Hardstore deve-se ao fato de ser uma das poucas lojas brasileiras a trabalhar com um estoque à pronta entrega tão sortido dentro da legalidade, com direito a nota fiscal e todos os zilhares de impostos.

A configuração

Decidimos trabalhar com uma configuração padrão para que a comparação seja justa, o que inclui monitores lcd de 20' ou 22' polegadas e sistemas de som de 2.1 canais (o máximo oferecido no site da Dell). Já o interior da máquina é composto por:

- Processador | Intel Core 2 Quad Q6600 2.40GHz
- Placa Mãe | Diferentes modelos (todos high end)
- Memória | 2 x 2gb totalizando 4gb
- Placa de Vídeo | 2 x Nvídia 8800Gtx (SLI)
- Disco Rigido | 2x Seagate 500GB 7200 RPM
- Software | Microsoft Windows Vista Ultimate

Bem esse é o coração do pc, que já virá com teclado e mouse padrão para Dell e Preview e mouse Microsoft Sidewinder e Logitech G15 para as soluções Hardstore e mouses. Vamos ao melhor, ou algumas vezes o pior, os valores.

A Batalha

Dell |
Dell XPS 720 Vermelho



O computadores Dell são cobiçados até pelos Heavy users, imaginem então os mais caros pcs Dell? Bonitos, pomposos e caros. Só o monitor já é o diferencial desse conjunto, que é uma ótima opção para quem quer fugir dos painéis tipo TN. Seguem alguns diferenciais que somam a "configuração básica" high end.

- Monitor 20" UltraSharp 2007WFP, Widescreen Digital Flat Panel
-
Placa de audio Blaster, X-Fi, XtremeMusic
-
Alto Falante Dell A525 30 Watt 2.1 Stereo com Subwoofer
-
Leitor de cartões de mídia 19 em 1

Saindo por:
R$ 13.188,16

Preview | Preview Style Over



Além da configuração padrão na Preview temos dois grandes diferenciais, um bom e outro mau. O computador já vem equipado com um drive leitor de Bluy Ray e gravador de dvd lógico. A má notícia é que o chipset da placa mãe não permite SLI, resultando em "apenas" uma 8800Gtx espetada no conjunto.
Porém fazendo jus ao nome a grande novidade do Preview Style é o over de fábrica no Q6600, ele chega na sua casa já rodando a 3Ghz, o padrão é 2,4Ghz.
Tudo com garantia e estabilidade assegurados pela loja.



- Monitor 20" Viewsonic, Widescreen
- Mouse Logitech MX 610 laser
- Preview Subwoofer Slim Preta 2.1

Pela bagatela de
R$ 10.522,00

Mouses | Maximus



Na mouses tenho o que chamo de básica configuração de ponta hehe. O básico é por conta de além de ser chamativo pelo nome de um grande general romano e potência, não apresenta nenhum grande diferencial como os concorrentes. Como ele acompanha somente o gabinete com os componentes internos acrescentei pela loja monitor, mouse e teclado.

Monitor - LG Eletronics L226WT LCD
Mouse - Microsoft Sidewinder
Teclado - Logitech G15 Gaming Keyboard
Caixa de som - Edifer M3310 2.1

O precinho oh R$ 12.264,00

Hardstore | Peças avulsas



Essa provavelmente será e configuração preferida dos usuários avançados, a mais customizável e acredita-se que mais barata. Contendo somente itens de última linha, incluindo um imponente gabinete Thermaltake Armor Jr. para fazer frente aos luxuosos cases das outras lojas. Como o nome diz, peças avulsas, o proprietário receberá as várias caixas em casa, desmontá-las, montar tudo etc. Ou se preferir pagar algum profissional para a montagem, mas para quem gosta, o melhor está mesmo e montar do "seu jeitinho". Acompanhando a configuração básica high end seguem os mesmos periféricos da mouses.com.br.

Gabinete - Thermaltake Armor Jr.
Monitor - LG Eletronics L226WT LCD
Mouse - Microsoft Sidewinder
Teclado - Logitech G15 Gaming Keyboard
Caixas de Som - Edifier X200 (2.1)

Por apenas R$ 11.686,38

Conclusão

A conclusão realmente ficará mais completa a partir da opinião de vocês, mas o que vimos aqui é que nem sempre um computador montado sai mais barato no Brasil. Embora na Preview conste o menor valor vale lembrar que não havia SLI na configuração, porém um leitor Blue Ray entra para não nos deixar tão tristes. E não houveram diferenças absurdas de preço, ocorrendo até uma diferença de "apenas" R$ 577,62 reais entre o Maximus da Mouses um high end de fábrica, e o computador montado da Hardstore, que possui uma sistema de som inferior comparado a opção da Mouses.

Como dito a Dell sempre na frente com os preços, porém o poder da marca e qualidade do monitor podem falar mais alto no ato da compra. Então qual configuração high end vocês comprariam? Sugestões? Posteriormente iremos montar uma configuração semelhante em na Dell Usa, Alienware e Newegg.com, aí sim teremos um artigo com 100% de termos em inglês.


Até lá.

Crysis, the Best of 2007 ?



Você pode até não concordar mas na democrática votação realizada no gamespot e opinião dos editores, revelou Crysis como melhor jogo de 2007 para plataforma pc. Eu vejo como maior hype dos últimos anos. O jogo é legal? Sim! Instigante? Sim! Bonito? Mais bonito? Como nenhum outro. Mas se não pelos seus estonteantes gráficos by Cry Engine 2 e nano suit ele não passa de mais um fps de ação.

É minha opinião apenas, que inclusive foi rebatida por muitos em fóruns afora. Mas não deixa de ser um grande jogo que certamente entra para a lista dos melhores do ano, logicamente após Bioshock, que considero a maior revelação de fps do ano que passou desenvolvido pela 2k.





Um outro jogo já pouco esquecido mas que fez um bom barulho (também na categoria de hypes) é "S.T.A.L.K.E.R Shadow of Chernobyl". Que apesar dos bugs, entra na minha lista pessoal como melhor jogo para PC de 2007. Ultimamente os jogos não lineares tem me pregado bem mais na cadeira comparado a títulos lineares como Half Lifes da vida. Essa característica, aliada a densa história e clima ambientados no jogo o tornaram o grande vencedor. Então para o surrado admistrador deste blog o nosso "EDITORS' CHOICES WINNER" vai para S.T.A.L.K.E.R.

Melhores do ano | Gamespot
Melhores do ano PC |
Gamespot



Guia de compras | Placas de Vídeo



Precisando dar aquele upgrade no computador de casa? Comprar um pc novo para a sala? Leia o guia escrito pelo colega Alexandre Ziebert do ForumPcs e veja que hoje os computadores vão muito além dos famosos Pentium 4.

Artigo completo aqui.

Na matéria vimos diversas opções para montar um computador intermédiário, potente para todas as tarefas. E aqui complemento falando de diversas opções de placa de vídeo que atendem a diversos tipos de

Antes de falar de placas de vídeo é necessário desmistificar uma fama que caiu sobre as placas de vídeo: quantidade de memórioa não define a qualidade. Quantas vezes nos pegamos com vendeores que anunciam: "Ah essa é boa, é uma Geforce 256mb." Se quiser ver um vendedor em apuros pergunte quais tecnologias a placa suporta? Quantos stream processors ela possui? Qual a frequência do núcleo e memórias?

Placa de vídeo não se vende apenas por quantidade de memória mas pelo conjunto que envolve a velocidade do núcleo de processamento, tecnologias suportadas, chipset, bits e a moda agora são os stream processors, pequenas unidades de processamento responsáveis pelo processamento dos shaders. Como a salada de nomes é grande, resolvi preparar um pequeno guia sobre as opções que encontramos hoje no mercado.

Todas as placas de vídeo citadas possuem barramento pci express que hoje é o padrão. Ainda são fabricadas modelos do barramento anterio AGP, mas não valem mais a pena devido a pouca oferta de placas mãe a venda que suportem esse tipo de barramento.

[ BAIXO CUSTO - Aqui encontramos placas de vídeo que como diz o nome, apresentam valores acessíveis e performance em games comprometedora. Indicada para quem não se importa em jogar em baixas resoluções sem efeitos.

Radeon 2400PRO - Ideal para reprodução de vídeos em alta resolução e joguinhos em baixas resoluções em filtros acompanha saída HDMI.

Geforce 8500GT - Um pouco mais cara porém bem mais poderosa que a anterior possui o dobro de número de bits permitindo jogar com mais conforto títulos atuais.

MÉDIO CUSTO - Nesta seção se encontram placas que exibem uma ótima relação custo benefício que garantem um jogo rodando a uma boa taxa de quadros por segundo mesmo com alguns efeitos habilitados.

Geforce 8600Gt - É a mais indicada para quem não quer gastar o 13º inteiro apenas em um componente. Permite jogar na resolução nativa do monitor sem engasgamentos e dependendo do jogo efeitos e filtros podem ser habilitados.

Radeon HD3850 - Acabou de ser lançada por isso o preço inflamado e pouca disponibilidade em lojas mas mesmo assim se tornor o novo xodó de quem procura ressultado superior a preço justo. Em reviews costuma se sair quase sempre com o dobro de performance ou aproximado da 8600gt.

Ps: A ati 3850 pertence a nova família de placas da ATI, ates a real concorrente era a HD2600XT de performance e preço similar a 8600GT.

ALTO CUSTO MÉDIO - As placas presentes nesta seção originalmente foram projetadas pelas fabricantes para serem de médio custo, mas para nós do Brasil devido aos altos impostos e pouca disponibilidade dessas placas, elas chagam para nós como alto custo e mesmo assim com performance que se aproxima bastante das placas da próxima seção.
Permitem jogar em resoluções nativas com efeitos e filtros ligados.

Geforce 8800Gt - Atualmente a mais visada pelos jogadores pois alia performance que se assemelha a de placas que custam o dobro. Na minha opinião é a que apresenta melhor custo benefício para quem quer jogar no máximo.

Radeon HD3870 - Placa com preço e performance similar a 8800Gt. Assim como a HD3850 é lançamento e poucas se encontram disponíveis no mercado brasileiro.

ALTÍSSIMO CUSTO - A esta seção pertencem as placas para quem quer inverstir o 13º salário de 2007 e 2008 de uma só vez. São bastante caras pedem fontes assim como elas, caras e potentes. Indicada para quem gosta de dizer que tem a placa top do momento e não se importa com custos.

Radeon HD2900XT - Por enquanto ainda se configura como a placa top da ATI. Consome bastante energia por uma performance em algumas situações comparável as placas da seção anterior. É a que apresenta números mais inchados, é a única placa de vídeo com 512bits nativos.

Geforce 8800 ULTRA - É a versão top da top da fabricante Nvidia e assim como a HD2900Xt consome bastante energia porém atualmente é a placa de vídeo mais poderosa do mercado. Mas tudo isso tem um custo, com o valor dela se compra um videogame da atual geração e ainda sobra para para alguns joguinhos. ]

Todas as placas de vídeo aqui apresentadas visam atender consumidores que no mínimo desejam usar o computador também para games, para isso é necessário ter uma fonte de potência real que atenda os requesitos do sistema. Se a função for somente para acessar internet, música e textos um bom vído onboard resolve muito bem.

Aqui vai uma dica de lojas 100% legais que trabalham com produtos de informática. Todas muito bem conceituadas inclusive já fiz bons negócio com todas.

Smartdata | e-armazem | Noli | WAZ | Hardstore